O que fazer quando a lambedura do cão vira uma compulsão?
Meu cão se lambe tanto que virou ferida e agora o hábito está instalado... O que eu faço?
Este comportamento compulsivo que alguns pets têm em lamber as patas ou o rabo é conhecido como lambedura psicogênica e pode surgir em conseqüência de um distúrbio comportamental.
Alguns problemas mais comuns que podem estar associados à lambedura compulsiva estão a ansiedade, a mudança repentina de ambiente, chegada de outro animal, o abandono durante muitas horas ou dia, além da falta de estímulos mentais e físicos em qualquer fase da vida do pet.
O HÁBITO DE SE LAMBER NÃO É COMUM????
O Hábito de se lamber vem desde filhotes, quando a mãe os lambe, como forma de carinho e até higiene. Mas quando o cão começa a repetir esse comportamento em si de maneira repetitiva e sempre que algo o incomoda, pode ser perigoso.
A lambedura repetitiva pode causar lesões na pele, e pode ser um sinal que algo não vai bem com o cão.
ATENÇÃO A ALGUNS SINAIS
Alguns comportamentos podem indicar que algo não vai bem e o tutor pode notar e evidenciar que o cão está com “mania” de se lamber todo o tempo
1. Mudança na coloração do pelo na região (uma cor ferrugem). Isso ocorre devido à acidez da saliva;
2. Queda de pelos;
3. Ferida na região afetada.
É comum que os cães comecem a lamber um local e essa constante provoque uma ferida.
Um ciclo se inicia... Lambe porque coça e dói...Coça e dói porque lambe...
A agressão física causada pelo ato repetitivo de se lamber impede a ferida de cicatrizar e acaba predispondo o animal a uma infecção secundária.
Apenas um veterinário pode realizar o diagnóstico se o caso trata-se de uma dermatite por lambedura ou não. Leve seu pet a consultas ao veterinário, pois além de tratar o comportamento emocional, será importante tratar a pele.
O tratamento pode ser a base de antibióticos, florais, fitoterápicos para ansiedade, sprays para cessar a lambedura até suplementos naturais para auxiliar na reparação da pele
SEU PET FICA MUITO EM CASA? VEJA ALGUMAS DICAS PARA AJUDÁ-LO
O passeio é fundamental para seu cão , mas caso não seja possível podemos distraí-los em casa
Rodízio de brinquedos: um dos erros mais comuns é deixar sempre o mesmo brinquedo para o pet ao sair. A novidade sempre é interessante, por isso, faça um rodízio de brinquedos todas as semanas.
Esconda recompensas: esconder petiscos pela casa antes de sair pode ajudar também. O cão ficará concentrado em buscar as recompensas e o tempo passará mais rápido.
Som ambiente: ao sair, deixe a televisão ou o som ligado, em um volume não muito alto, para distrair o pet dos barulhos fora de casa.
Fiquem bem!
Equipe Botica Animale
@animalebotica
Kommentare