O Médico Veterinário Dr. Renato Cesar de Souza esclarece algumas dúvidas
O que é Afinal a Lágrima Ácida ?
Você já percebeu em alguns pets aquela mancha escura que fica embaixo dos olhos de alguns cães e gatos? Parece uma olheira que está sempre úmida. Popularmente conhecemos como lágrima ácida, apesar do nome a lágrima não é realmente ácida. Seu pH é neutro. O que contribui para o escurecimento da região, formando a mancha no olho do cachorro, é uma substância chamada lactoferrina, da família do ferro, juntamente com as bactérias do pelo. Essa mesma substância está presente na saliva do animal, por isso alguns possuem as pontas das patas escurecidas por se lamberem.
Essa mancha / remela escura que parece nunca sair é chamada de cromodacriorreia.
Algumas raças têm mais predisposição à lágrima ácida como como shih-tzu, lhasa apso, pequinês ou gato persa. As raças com características braquicefálicas também tendem a apresentar essa característica pois, anatomicamente possuem canais nasolacrimais mais tortuosos
PORQUE ALGUNS PETS DESENVOLVEM ESTE PROBLEMA E OUTROS NÃO?
Dr. Renato esclarece que a explicação está na produção excessiva e no acúmulo da lágrima, sendo que, na maior parte dos casos, tais fatos costumam estar associados a alguma patologia.
Algumas das principais alterações que levam às Manchas (Epífora)
• Canal lacrimal obstruído total ou parcial e/ou inflamado
• Alteração no trajeto anatômico do canal lacrimal
• Excesso na produção de lágrima e falta de absorção da mesma
• Excesso de pelos na região
• Pálpebras mal posicionadas
• Tártaro nos dentes
• Irritação dos olhos ou conjuntiva
COMO RESOLVER O PROBLEMA?
A solução não está somente nas manchas. Por um efeito estético, muitos tutores ficam preocupados em resolver a aparência do seu pet, mas o problema precisa ser abordado e tratado como um todo.
“É necessário procurar um médico veterinário quando perceber a lágrima ácida no cachorro ou no gato. O tratamento irá depender da causa de base para o aparecimento da mancha, que será percebido através de exames clínicos e anamnese deste animal”, salienta Dr. Renato.
COMO TRATAR?
O Tratamento irá depender da causa do problema. Pode ser necessário desobstruir os ductos, cirúrgica para alterações palpebrais, uso de produtos para limpar lágrima específico para pets. São necessários alguns cuidados com a limpeza da região pois a área da mancha no olho fica sempre úmida, podendo acarretar proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, diversas infecções.
Desde que a causa primária da lágrima esteja sendo tratada, alguns produtos disponíveis atualmente também podem ser usados para ajudar a remoção das manchas, como é o caso da Tilosina .
No entanto, seu uso é recomendado apenas sob prescrição veterinária.
Alterações na dieta pode ser recomendada dependendo do caso.
Isso porque, de acordo com o veterinário, uma alimentação inadequada, excesso de petiscos, alimentos com excesso de conservantes, corantes, açúcar e condimentos favorece o surgimento da lágrima ácida à medida em que tem ação pró-inflamatória no organismo.
“É importante também servir sempre água filtrada, administrar probióticos regularmente e conversar com o veterinário de sua confiança sobre administração de alimentos saudáveis ou rações especificas .Alguns fitoterápicos auxiliam na destoxificação do organismo, como silimarina, clorofila e spirulina” , saliente o médico veterinário.
PEÇA POR PRODUTOS MANIPULADOS AO MÉDICO VETERINÁRIO .
Escolha o sabor preferido do seu animal.Quer saber mais? Venha falar conosco e tire suas dúvidas !!! 📲18 99700 6908 Whatsapp ☎️ 18 3324 1414
Rua Capitão Assis , 205 Centro Assis
תגובות